Cristianismo

O cristianismo é a religião e filosofia de vida que mais fortemente caracteriza a sociedade ocidental. Há 2 mil anos permeia a história, a literatura, a filosofia, a arte e a arquitetura da Europa. Assim, conhecer o cristianismo é pré-requisito para compreender a sociedade e a cultura em que vivemos.

A Bíblia é o livro mais lido do mundo, hoje e em toda a história humana. Nenhum outro livro teve maior influência literária.

A primeira ação descrita na Bíblia é a criação do céu e da terra por Deus. “O céu e a terra” é a expressão hebraica para “universo”

No princípio, Deus criou o céu e a terra.

Gênesis 1,1

A criação é descrita em duas versões diferentes no Gênesis, capítulos 1 e 2:

Versão A

No princípio, Deus criou o céu e a terra. Ora, a terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas.

Deus disse: “Haja luz” e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e Deus separou a luz e as trevas. Deus chamou à luz “dia” e às trevas “noite”. Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia.

Deus disse: “Haja um firmamento no meio das águas e que ele separe as águas das águas”, e assim se fez. Deus fez o firmamento, que separou as águas que estão sob o firmamento das águas que estão acima do firmamento, e Deus chamou ao firmamento “céu”. Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia.

Deus disse: “Que as águas que estão sob o céu se reúnam numa só massa e que apareça o continente”, e assim se fez. Deus chamou ao continente “terra” e à massa das águas “mares”, e Deus viu que isso era bom. [Gênesis 1,1-10]

Versão B

Essa é a história do céu e da terra, quando foram criados.

No tempo em que Iahweh Deus fez a terra e o céu, não havia ainda nenhum arbusto dos campos sobre a terra e nenhuma erva dos campos tinha ainda crescido, porque Iahweh Deus não tinha feito chover sobre a terra e não havia homem para cultivar o solo. Entretanto, um manancial subia da terra e regava toda a superfície do solo. [Gênesis 2,4-6]

Essas duas histórias da criação são, portanto, dessemelhantes, e a razão disso é que elas surgiram em épocas diferentes e em ambientes diferentes. A primeira (Gênesis 1,1-10), que chamamos de história cosmocêntrica da criação, já que tenciona dar uma descrição sistemática de como o cosmo inteiro foi criado, chegou a sua forma presente no século VI a. C. Aqui a ênfase recai sobre o fato de que o mundo foi criado porque Deus assim o ordenou. Foi por causa de suas palavras que tudo passou a existir. As palavras “Deus disse” são repetidas várias vezes nessa versão. O que se realça é a soberania de Deus sobre sua criação. Ele é elevado acima de todas as coisas terrenas.

A cruz e a coroa de espinhos são símbolos marcantes do cristianismo, uma religião revolucionária ao pregar que deve-se amar ao outro como a sim mesmo, incluindo nossos inimigos
A cruz e a coroa de espinhos são símbolos marcantes do cristianismo, uma religião revolucionária ao pregar que deve-se amar ao outro como a sim mesmo, incluindo nossos inimigos

A segunda história da criação (Gênesis 2,4-6) é muito mais antiga. Talvez tenha chegado a sua forma atual já no século X a. C., e podemos chamá-la de história da criação antropocêntrica (da palavra grega anthropos, que significa “homem”), pois se concentra na criação do homem e em sua condição no mundo.

Aspectos chave do Cristianismo

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