A visão cristã da humanidade

O Cristianismo destaca-se de outras religiões pelo papel central que dá ao ser humano. Isso pode ser percebido pelos seguintes aspectos:

A posição de destaque do ser humano no Cristianismo

Por um lado, as histórias da criação realçam os vínculos do homem com o restante da criação. “Então Iahweh Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente” (Gênesis 2,1).

O lado natural do homem também é expresso no jogo de palavras, no original hebraico, entre adam (homem) e adamá (terra). O homem é formado do mesmo material que as plantas e os animais. Somos feitos de pó e ao pó retornaremos. Por outro lado, o homem foi feito senhor da criação. Pode-se dizer que o ser humano é um ser orgânico e, ao mesmo tempo, é também algo mais.

O homem foi criado à imagem de Deus

A expressão “criado à imagem de Deus” destaca a ideia de que o homem tem um lugar especial na criação. É claro que o homem tem seu lugar na ordem natural geral, mas sendo a última coisa que Deus criou, ele tem dotes especiais e uma tarefa específica que o diferencia de todas as outras coisas criadas. Diz-se comumente que Deus criou o homem por amor — a fim de compartilhar o mundo com ele. Pois o homem não é apenas uma coisa viva, como as outras coisas vivas. O homem é uma pessoa e um indivíduo.

A ideia de que o homem foi criado à imagem de Deus também implica que ele foi feito para viver em harmonia com seu criador. Ele foi dotado da capacidade de experimentar o sagrado e de participar de atos de adoração divina.

O ser humano é um ser social

O ser humano não foi criado apenas para viver com Deus; nós também fomos feitos para existir em comunhão uns com os outros. Tanto o Antigo como o Novo Testamento ressaltam que devemos nos amar uns aos outros assim como Deus nos amou. As duas histórias da criação, cada uma a sua maneira, também destacam a idéia de que Deus nos criou como homem e mulher. Podemos dizer que o casamento e a família são parte da criação. Por isso, muitas igrejas cristãs veem o casamento como uma instituição sagrada.

O ser humano tem livre arbítrio

Outro dom do homem é distinguir entre o certo e o errado. Uma das idéias fundamentais da Bíblia é que o homem é responsável por suas ações. O homem é capaz de ir contra a vontade de Deus. Podemos abusar da posição especial que Deus nos deu. A Bíblia chama a isso de pecado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima