As Upanishad são importantes textos indianos, considerados sagrados (“perfeitos”) segundo a tradição da Índia. Eles contêm ensinamentos filosóficos e, às vezes, informações práticas sobre meditações e outros aspectos do caminho espiritual.
O termo sânscrito Upanishad (Upaniṣad) significa sentar-se perto; completamente perto; sentar-se aos pés do mestre para ouvir seus ensinamentos espirituais. Significa também destruir a avidya, ou seja, a ignorância, a falta de conhecimento, as impurezas que nos impedem de sermos consciência pura, ou Brahman.
As Upanishads são a parte final dos Vedas. São textos sânscritos antigos que contêm alguns dos conceitos e ideais filosóficos centrais do Hinduísmo, alguns dos quais são compartilhados com tradições religiosas como o budismo e o jainismo, e também foram incorporados, com ou sem adaptações e desenvolvimentos, a diversos sistemas religiosos dos últimos séculos e décadas, o que ocorre constantemente também com outras tradições antigas.
Existem 108 Upanishads principais que pertence a um dos quatro Vedas – Rigveda, Samaveda, Yajurveda (existem duas versões principais ou Samhitas do Yajurveda: Shukla Yajurveda e Krishna Yajurveda) e Atharvaveda.

Abaixo a quantidade de Upaniṣads por veda e clicando no nome é possível ver os mesmos:
- Rig Veda: 10 Upanishads;
- Sama Veda: 16 Upanishads;
- Shukla Yajur Veda: 19 Upanishads;
- Krishna Yajurveda: 32 Upanishads;
- Atharva Veda: 31 Upanishads