Religiões: respostas para questões existenciais e a importância da tolerância

Compreender as religiões é fundamental para conhecermos o mundo em que vivemos pois elas ajudam a responder as questões existenciais que todos procuramos respostas:

  • Quem sou eu?
  • Como foi que o mundo surgiu?
  • Que forças governam o mundo?
  • O que acontecerá comigo quando morrer?
  • Existe Deus ou Deuses?

Por serem questões existenciais, universais, elas formam a base de todas as religiões. E é fato que não existe nenhuma raça ou tribo de que haja registro que não tenha tido algum tipo de religião.

Afora as respostas para questões existenciais, é difícil compreender a política internacional sem que se esteja consciente do fator religião.

Também o estudo das religiões pode ser importante para o desenvolvimento pessoal do indivíduo. As religiões do mundo podem responder a perguntas que o homem vem fazendo desde tempos imemoriais.

Tolerância – fundamental para estudar as religiões

Quando lidamos com religiões diferentes, uma pré-condição é fundamental para podemos compreende-las: a tolerância!

O respeito pelas pessoas que têm pontos de vista diferentes do nosso, é uma palavra-chave no estudo das religiões. Não significa necessariamente o desaparecimento das diferenças e das contradições, ou que não importa no que você acredita, se é que acredita em alguma coisa. Uma atitude tolerante pode perfeitamente coexistir com uma sólida fé e com a tentativa de converter os outros. Porém, a tolerância não é compatível com atitudes como zombar das opiniões alheias ou se utilizar da força e de ameaças.

A história mostra inúmeros exemplos de fanatismo e intolerância. Já houve lutas de uma religião contra outra e se travaram diversas guerras em nome da religião. Muitas pessoas já foram perseguidas por causa de suas convicções, e isso continua acontecendo nos dias de hoje.

Em geral, a intolerância é resultado do conhecimento insuficiente de um assunto. Quem vê de fora uma religião, enxerga apenas suas manifestações, e não o que elas significam para o indivíduo que a pratica.

O respeito pela vida religiosa dos outros, por suas opiniões e seus pontos de vista, é um pré-requisito para a coexistência humana. Isto não significa que devemos aceitar tudo como igualmente correto, mas que cada um tem o direito de ser respeitado em seus pontos de vista, desde que estes não violem os direitos humanos básicos.

Rolar para cima